Líderes de propósito

Acredito que precisamos de mais líderes, principalmente pelo momento em que estamos vivendo, pois são essas pessoas que transformam crise em oportunidade.

Boas lideranças têm a habilidade de inspirar as pessoas a agir, oferecendo sentimento de propósito e de pertencimento ao trabalho, ao invés de por exemplo apenas um retorno financeiro. O cargo, poder, influência são aspectos que podem aparecer no meio do caminho, mas o objetivo está em desenvolver um porquê.

Já tivemos vários que deixaram essa marca, seja Martin Luther King, a Irmã Dulce, Jesus, Rosa Parks e a lista só aumenta.

E vamos para mais perto. Tente, agora, lembrar de pelo menos duas pessoas que nos últimos seis meses te inspiraram.

  1. Quem são essas pessoas?
  2. Qual o principal motivo para você sentir isso por cada uma delas?

Líderes inspiradores farão com que as pessoas fiquem em todos os momentos, sejam eles bons ou não. O ponto é inspirar, não manipular.

E como desenvolver essa habilidade? Não há fórmula mágica, é um processo. E um passo importante é se questionar. Por exemplo:

  1. Por que estamos indo nessa direção?
  2. De que forma consigo conquistar a confiança dessa pessoa?
  3. Sabendo quem é essa pessoa, que comportamento garantirá o seu engajamento?
  4. Qual bom sentimento preciso despertar nela para agir?

A liderança com propósito é a base, porém ela por si só não sustenta o sucesso. É necessário que um líder seja guardião da cultura da empresa e alcance resultados.

Seja a inspiração.